segunda-feira, 25 de outubro de 2010

A 7° arte e meus conflitos a respeito dela...


Hj prometi falar um pouco sobre a sétima arte...
Depois de um fds inteiro de filmes, achei que era a hora.
De todas as artes, percebi que o cinema é a vertente onde sou menos seletiva... “A priori” isso me parece ruim e preocupante...Mas é uma constatação genuína, então... Merece ser exposta com verdade. Tentando explicar... Apesar da constatação, sinto-me confortada pelas minhas preferências, por confiar no meu “gosto primeiro”... Recorrendo a minhas paixões cinematográficas para me explicar e redimir... Me arrebatam as cores e fotografias inconfundíveis de Almodóvar somadas à força de suas estórias perturbadoras... Como não sucumbir um pouco diante de filmes como “Má educação”, “Carne tremula”, “Tudo sobre minha mãe”... Como ficar indiferente a “Mulheres a beira de um ataque de nervos” e “Volver”... Como não reconhecer beleza em Penélope Cruz, ainda que cercada de tantas atrizes hollywoodianas “perfeitamente esculpidas”... Acho que o Almodóvar bastava para me redimir...Mas...
Não consigo pensar em cinema sem lembrar de pronto do Impecável Ingmar Bergman, seus “gritos e sussurros”, “Através de Um Espelho”... Não posso esquecer do Italiano Bernardo Bertolucci e sua grande lista de primores cinematograficos encabeçada por” O Último Tango em Paris”, passando por “O ultimo imperador”, sem esquecer do mais recente “Beleza roubada”...
Então... Essas paixões citadas acima me redimem.. E eu já nem lembrava do inicio do post, onde desconfortavel falava da minha menor seletividade em relação ao cinema (se comparada a outras manifestações artisticas) O que quis dizer é que não consigo pegar um livro raso para ler, ou algo que não me envolva e desperte com uma boa escrita e uma estoria de conteudo. Da mesma forma, não consigo submeter meus ouvidos a musicas, letras, melodias que não sejam  completamente “do meu jeito”, mas consigo, por exemplo, assistir a um filme meio fútil, não muito profundo, cheio de “comercialismo hollywoodiano”... E até me divertir com ele... Não sei se isso é de tudo ruim, visto que já me surpreendi positivamente com alguns deles (e negativamente tbm., é claro).
Espero, entre questionamentos pessoais e explicações sem muito sentido, ter ao menos conseguido dar algumas dicas legais para quem quer se “jogar” nessa arte hj..
Mergulhem no Ingmar bergman, Almodóvar... e sobrando um tempinho, escolham algum filme despretenciosamente, pela capa.. rs.. Da forma “menos indicada” pelos especialistas.. Como não sou uma, posso dar o “mau conselho”! Rs..
Ah.. não poderia terminar sem dizer o que ja deve ter ficado claro, mas... Os “alternativos sempre” eles quase sempre valem a pena!

O  meu proximo “desejo” na setima arte é “Sedução” Com Direção de Jordan Scott (filha de Ridley Scott) que também assina o roteiro e Eva Green no papel principal. Filme Inglês de 2009.

Deixo prometido aqui tbm uma lista de filmes preferidos... Prepararei em breve!


Trailer no link abxo



Até...

Nenhum comentário:

Postar um comentário