terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Arte de volta a SOLIDÃO (2º post "povoando" este tema)


O que é exatamente SOLIDÃO? No sentido exato...
Para a grande maioria é estar só.. Sem ninguém à volta...
Eu penso que esta seja melhor definida por um “estado” de sentir-se só...
E não pára por aí...

Algumas pessoas vão estar sem ninguém aparentemente ao seu lado e não sentirão solidão... Se sentirão cercados por Deus, flores, Livros, natureza, palavras, músicas... Ou simplesmente, cheias da presença delas mesmas...
Outras podem ter alguns amigos, família, vizinhos, colegas de trabalho, mas não tendo tudo e todos que querem (ou pensam querer), sempre se sentem sós...
Alguns, simplesmente CULTUAM a solidão e até se ALIMENTAM dela..

Me lembrei agora de uma frase que escutei em algum lugar e sempre repito no twitter (e que uma amiga querida sempre retuita, não é Rafa?!) “O duro não é cair, mas gostar do chão..”... E esta frase me levou a pensar... Que o problema não é sentir-se só às vezes.. Isso acontece a todos. O problema está em cultuar a solidão e fazer dela um alimento nocivo... Torná-la maior do que realmente é...

Poxa, a gente sempre pode abrir a porta, andar pela rua... Na companhia do sol, da lua.. De uma folha que cai bem na nossa frente enquanto passamos... A gente sempre pode se alimentar das palavras de um livro, das notas de uma melodia...
E é lógico que sempre podemos e devemos procurar pessoas para conviver e povoar nossos dias, noites, sentimentos. Mas nunca para povoar nosso corpo, alma e vida por inteiro.. Dentro de nós, só moramos nós mesmos.. E já preenche bastante espaço as coisas do nosso passado, presente, sonhos, amor próprio, manias, sentimentos...
Pessoas são “Adereços” encantados e sagrados que enfeitam a vida umas das outras... Cada qual a seu modo.. Mas não podem SER A NOSSA PRÓPRIA VIDA.

Então, se você tem amor, amigos, família e a si próprio (Sendo verdadeiramente quem é), perfeito!
 Se você tem tudo isso, mas ainda não um amor, bom também. Até busque-o, mas não se julgue um solitário por ainda não tê-lo encontrado, ou tê-lo perdido.
Se você se vê no momento, sem amor, família ou amigos, mas ainda tem a si próprio e se gosta (gosta dos valores que vê), também não se entregue a SOLIDÃO... Pense que poderia ser pior... Pois a maior e mais DEFINITIVA SOLIDÃO  é perder-se de SI MESMO!

As palavras escritas aqui são de quem muitas vezes já se sentiu só, e pode ser que ainda volte a saber o que é isso... Mas também já aprendeu a tirar sua solidão para dançar... A cantar para ela...Aprendeu a povoá-la de palavras, planos, plantas... E também a mandá-la embora quando não quer a sua companhia...

Não é de hoje que “Flerto” com a solidão.. E em outro post deste mesmo blog (Remédio para algumas solidões), já pedi até que se lembrem dela, pois a mesma tem seu “valor”... Só não quero para mim e para ninguém, que a SOLIDÃO vire bengala, alimento, lamentos e principalmente CONDIÇÃO... Solidão é OPÇÃO, amigos... E a gente sempre pode escolher outro caminho!

“Deus costuma usar a solidão
Para nos ensinar sobre a convivência...” Autoria controversa

“Quem não souber povoar sua solidão, também não conseguirá isolar-se entre a gente” – Charles Baudelaire


4 comentários:

  1. Destaco: "Pois a maior e mais DEFINITIVA SOLIDÃO é perder-se de SI MESMO!" #tenso

    Me veio a mente uns versos da Clarice Lispector (Amo!) toda vez que penso em solidão:

    "Que minha solidão me sirva de companhia.
    que eu tenha a coragem de me enfrentar.
    que eu saiba ficar com o nada
    e mesmo assim me sentir
    como se estivesse plena de tudo."


    É, solidão é opção. E confesso que, às vezes, até curto...pq tb acho que me faz refletir algumas coisas...só fico atenta pra não fazer dela um culto, um alimento... (tenho uma certa facilidade-rs)...pq aí ja era...muito deprê, né? rs

    Muito bom post.

    =)

    ResponderExcluir
  2. Lindos versos da Maravilhosa Clarice, Ana!
    Dá até vontade de refazer o post p acrescentá-los! =/ rs..
    Concordo com vc qdo vê algum valor na solidão.. eu mesma eu outro post mais abxo falo q devemos lembra-la e até flertar c a msm.. encontramos mto com nós msms nesses momentos.. Mas qdo ela vira condição, torna-se realmente algo pesado.. e devemos "fugir" disso!
    Lute mesmo contra essa tendencia! Precisando de ajuda... "tamos aí"! ;)

    ResponderExcluir
  3. Sabe, amiga... interessante observar a "solidão" por esse prisma... saindo um pouco da idéia fixa de "ausência de" e refletindo sobre esse "sentimento" como um estado de espírito, que independe, em grande parte, do contexto externo.

    Confesso que não tenho vocação pra mártir... não costumo cultuar a solidão, mas, não poucas vezes, somos tentados a isso, talvez pela "zona de conforto" que ela oferece... nos vitimizando e favorecendo a justificativa pra várias "omissões" de nossa parte... até que venhamos, fatalmente, a nos esbarrar na "SOLIDÃO DEFINITIVA", definida muito bem por você.

    Esse post tá longe de ter sido um insight... ele veio com uma bagagem enorme... amadurecida aí nessa cabecinha ao longo do tempo. Muito boa a reflexão! Demorou, mas digeri rs... Bjo

    ResponderExcluir
  4. E que "digestão"! Meu Deus! vc me surpreende a cada comentario.. e da vontade de escrever mais e mais para tbm ter um pouco da sua bagagem.
    De verdade, Rafa.. Eu acho q vc teria muito para oferecer em um blog... Muita coisa pra passar!
    Sabe, as vezes a gente tem meio que um "compromisso" com dons ou facilidades q nos são dadas! Não tenho duvidas de que o seu/sua (cmo acho q a minha tbm) é com a comunicação e sensibilidade!
    Pensa nisso!
    ;)

    ResponderExcluir